Câmara aprova PL que institui a Semana Municipal de Conscientização do Autismo

por Assessoria de Imprensa — publicado 10/04/2024 08h04, última modificação 10/04/2024 08h04
Será comemorada anualmente a partir do dia 2 de abril, data reconhecida como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo
A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, o PL Legislativo 11/2024, que estabelece a criação da Semana Municipal de Conscientização do Autismo. A proposta visa ampliar a conscientização e promover a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sociedade.
Segundo o texto do projeto, a Semana Municipal de Conscientização do Autismo será comemorada anualmente a partir do dia 2 de abril, data reconhecida como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A inclusão deste evento no calendário oficial do município destaca a importância de sensibilizar a população sobre o tema e promover ações que contribuam para uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.
O autismo é um transtorno neurológico que afeta o desenvolvimento da comunicação, interação social e comportamento. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que cerca de 1 em cada 160 crianças no mundo tenha TEA, evidenciando a relevância de políticas públicas voltadas para esse grupo.
A Semana Municipal de Conscientização do Autismo será uma oportunidade para realizar atividades educativas, palestras, seminários, campanhas de conscientização, entre outras iniciativas, que visam disseminar informações sobre o autismo, combater o preconceito e promover a inclusão das pessoas com TEA em diversos âmbitos da sociedade.
Com a aprovação do PL, a câmara demonstra seu compromisso com a inclusão e a promoção da igualdade de oportunidades para todos os cidadãos, reafirmando o respeito à diversidade e à dignidade humana. A criação da Semana Municipal de Conscientização do Autismo é um passo significativo na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para as pessoas com TEA e suas famílias.
DRT1944/MT