LANÇAMENTO DA BIOGRAFIA DE ANDRÉ ANTONIO MAGGI

por Assessoria de Imprensa — publicado 18/06/2019 12h57, última modificação 18/06/2019 12h57

A prefeitura Municipal de Sapezal, por meio do Departamento Municipal de Cultura, a Fundação André e Lucia Maggi e a Entrelinhas Editora lançaram a Biografia de “André Maggi: Do cabo a enxada ao centro do agronegócio brasileiro”, história contada pela escritora Corumbaense Martha Baptista. O evento foi realizado na noite de segunda-feira (17) na Biblioteca Municipal Centro do Saber André dos Santos, uma noite de autógrafos aberta ao público em geral.

André Maggi nasceu no município de Torres, filho do Italiano Antônio Maggi e da Alemã Carolina Lumertz. Ainda na adolescência, começou a trabalhar numa serraria, onde aprendeu não só o ofício, mas todo o universo que envolvia a madeira, assim, tornou-se também madeireiro. Mudou-se para o município paranaense de São Miguel do Iguaçu, em 1955, quando os negócios com a madeira já não eram mais lucrativos. No município, diversificou os negócios, cultivando arroz e soja. No fim dos anos 1970, estendeu os negócios para o Mato Grosso, mais precisamente em 1977, estado onde fundou as Sementes Maggi, que se tornou depois o Grupo Amaggi, que atualmente é um dos maiores produtores de soja do mundo.
No fim dos anos 1980, fundou o município de Sapezal, da qual se elegeu prefeito, no primeiro turno, pelo partido PDT, nas eleições de 03 de outubro de 1996, com um total de 869 votos.
André Maggi faleceu em 22 de abril de 2001, aos 74 anos, de parada cardíaca e foi sepultado em São Miguel do Iguaçu (PR), depois de ser velado em Sapezal (MT). Deixou a esposa, Lúcia Maggi, e mais cinco filhos: Fátima, Rosângela, Marli, Blairo e Vera.

Marcaram presença no evento o Ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi, a escritora Martha Baptista, Prefeito Municipal, os vereadores Osmar Favini, Bárbara Sachetti, Márcio Bonifácio, Manoel Nascimento (Manezinho), Pr. Adilton Francisco e Clóvis Jarczeski, além de amigos e convidados.

DRT Nº 1944/MT